Pomadas para modelar e trançar cabelos estgão proibidas em todo Brasil; entenda a determinação da Anvisa
Atenção se você usa pomada para modelar e trançar cabelos: todas as marcas estão com a venda proibida no país. Os produtos não devem ser usados pelos consumidores e nem por profissionais de beleza.
A medida foi tomada pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em razão do aumento do número de casos de efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto, como cegueira temporária ou queimaduras nos olhos.
Também tem sido relatados dezenas de casos de forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
A Anvisa explicou que a proibição da venda é uma decisão preventiva e temporária para proteger a saúde da população.
Ficará valendo enquanto técnicos da Agência investigam os casos, realizando testes, provas e análises dos produtos.
Para o consumidor que tem o produto em casa, a orientação é suspender o uso imediatamente. Quem fez uso recente deve lavar os cabelos com cuidado e evitar contato do produto com os olhos na hora do enxague. Eventuais efeitos indesejados deem ser imediatamente notificados à Anvisa.
Já a determinação da Anvisa para os profissionais de beleza, como cabelereiros, e donos de comércio em geral que trabalham com esse tipo de pomada para cabelo é não usar o produto em nenhum cliente e nem manuseá-lo, para evitar risco.
Apesar de não haver determinação de recolhimento de nenhum lote no momento, nas lojas os produtos não devem ficar expostos ao consumidor, já que a venda está proibida.